A Assembléia Paraense, na década de 50, adquiriu sua sede campestre localizada na Av. Almirante Barroso, próxima à área de saída da capital paraense. A distância, no entanto, não desmotivou os verdadeiros precursores da modalidade esportiva na AP, “os peladeiros”, que tinham para convencimento próprio o mais atrativo dos argumentos, o futebol.

Graças ao futebol, ainda em campo de areia improvisado, muitos de seus sócios foram motivados a conhecer e desfrutar da sede e a encarar as peladas que aconteciam aos sábados à tarde e aos domingos pela manhã.Foi assim que, pouco a pouco, a prática do futebol foi crescendo na Assembléia Paraense.

Pode-se até dizer que hoje a AP é detentora de um recorde brasileiro: “o clube social com maior quantidade de categorias e sócios atletas em ação”. Uma contribuição histórica foi dada pelos “peladeiros” da AP, que venceram distâncias e mostraram a sua grande dedicação ao futebol.

O campeonato interno de futebol surgiu ainda na década de 60 – por volta de 63 -, quando os associados do clube, após terem amaciado o campo de areia, organizaram uma competição de caráter interno, mais tarde chamado de Campeonato de Novos que, a partir de 2009, passou a se chamar Temporada de Futebol.